17 fevereiro 2006

No smoking!

Há algumas áreas (demasiadas talvez) em que o nosso país vai ignorando as tendencias internacionais. Se em algumas questões isso até é louvável (porque fortifica a nossa identidade); noutras é pura inércia.

Uma destas áreas é especificamente a legislação anti-tabaco. Porquê? Porque já há vários anos que outros países avançam no sentido de restringir os locais onde é permitido o consumo e em Portugal o máximo que introduziu foram restrições na venda (que diga-se tiveram poucos efeitos práticos).

Quer se seja fumador ou não fumador penso que estamos todos de acordo numa coisa: fumar faz mal à saúde.
Sabendo esta permissa podemos concluir facilmente que o tabaco provoca gastos com saúde que não existiriam caso não houvesse tabaco.

E perguntam vocês: Porque é k ele tá a escrever estas coisas?

É simples: Hoje enquanto procurava comida nas máquinas automáticas do trabalho fui a um piso onde é raro ir e o ar era quase irrespiravel devido ao fumo provocado pelos cigarros junto aos elevadores.
Como não existe nenhuma lei que regulamente o fumo dentro dos locais de trabalho muitas empresas não tomam medidas e o fumo acaba por prejudicar tanto os que fumam como os não fumadores.

Eu sou não fumador e o fumo quando é demasiado incomoda-me; por exemplo assim que as portas do elevador se abriram a tosse foi imediata perante a nuvem que me envolveu. E este mesmo fumo só me envolveu porque esta área não está devidamente legislada e os gestores estão demasiado preocupados em fazer dinheiro. Com a falta de medidas eficazes sofremos todos inclusivé aqueles que por um motivo ou por outro nunca ganharam o vicio.

Quanto a mim deveria legislar-se por forma a proteger todos: Nos locais de trabalho o fumo só deveria ser permitido em espaços próprios e devidamente ventilados para o exterior. Em bares, restaurantes, cafés, discotecas e afins o fumo deveria ser proibido podendo haver locais onde fosse permitido fumar caso a ventilação dos mesmos também fosse independente e não fossem espaços "normais" de negócio. Ou seja a regra deveria ser: É proibido fumar excepto em locais que se destinam exclusivamente a esse fim e que têm ventilação independente.

Eu sei que esta minha posição é contrariada por muitos fumadores mas pensem assim: não defendo a tirania do não se pode fumar em lado nenhum, apenas a possibilidade de quem não fuma não ter de fumar o fumo dos outros. Podem dizer que posso sempre não ir mas isso não é verdade porque implicaria por exemplo não ir trabalhar, comer fora, ao café, dançar, ect...

5 comentários:

/me disse...

Tens toda a razão. Eu odeio fumo, odeio mesmo... Advogo proibição total de fumar excepto onde eu não tenha de ir... Tirania ou não.

Diafragma disse...

Já fui fumador mas agora fumo ocasionalmente de modo que não sou suspeito.
Em toda esta discussão sobre oos fumadores e seus malefícios para a sociedade há um aspecto que me aborrece e muito. Mil vezes pior que o fumo do tabaco dos fumadores é o que respiramos alegremente dos autocarros e camiões dia a dia na rua. Cada bafurada daquelas é puro veneno sólido para os pulmões em qq rua de Lisboa. Não há comparação possível entre isso e estar num restaurante em que algu~em fume ao nosso lado, e no entanto não vejo UMA voz preocupar-se com isso. "Persegue-se" o fumador em todo o mundo, enquanto se vai a pé ou de carro pelas ruas do nosso país a respirar toneladas de veneno.

Mr Fights disse...

Não pretendo perseguir ninguém. Apenas proteger aqueles que não sendo fumadores têm de respirar o fumo dos outros. Quando nos espaços fechados não existem locais próprios para o fumo não há possibilidade de não respirar o dito fumo. Alguém que trabalha 7/8/9 horas por dia nesses espaços é forçado durante todo esse tempo a respirar o fumo. Na rua, pelo contrário e muito embora a poluição esteja sempre presente a livre circulação do ar dispersa essa mesma poluição. E convém não esquecer um pormenor: bares, restaurantes, discotecas e afins também são locais de trabalho para muitas pessoas. Penso que tem de haver bom senso e desde que haja soluções podemos perfeitamente livrar estes locais do tabaco. Não será com certeza por não fumar no momento imediato ao fim da refeiçaõ enquanto outras pessoas ainda comem que o fumador irá entrar em ressaca pela dependencia da nicotina.

/me disse...

Diafragma, eu não consigo estar num sítio onde toda a gente fume... Ainda para mais agora que moro no estrangeiro e não sou obrigado a aguentar o tabaco dos outros, quando volto a Portugal recuso-me a entrar em sítios onde estejam a fumar.
A nossa liberdade deve terminar onde comece a dos outros, e eu considero ter direito a não respirar o fumo dos outros...

Ai, então quando fumam em elevadores... Tiram-me do sério...

/me disse...

E esse argumento das ruas poluídas não faz sentido. Eu evito-as tanto quanto possível... E duvido que alguém me permitisse ter um tubo de escape no emprego por gostar do cheiro...