29 maio 2006

Not so rebel advertising

Pela primeira vez desde que criei este blog vou falar de publicidade, mais em concreto de 3 anúncios:

1.- Cliente Frequente Millennium bcp

Com a eficácia a que o marketing desta instituição já nos vem habituando foi lançado este novo serviço que reúne numa única prestação mensal uma série de serviços bancários (ainda me lembro do tempo em que os bancos é que garantiam que as nossas economias rendiam em vez de nos "chularem" por tudo e por nada).
O problema do anuncio deste serviço é que nos engana. Porque a ideia corrente de cliente frequente é a de que alguém utiliza muito um serviço e por isso consegue vantagens e não a de que contrata um novo serviço. E também porque o anuncio começa por divulgar uma série de "ofertas" para depois concluir no valor mensal a pagar.

2.- Tarifa Plana Voz+ADSL para empresas da Novis
Depois de uma fase em que era encarada como a perdedora a Novis está a dar a volta por cima e vai fechando cada vez mais a concorrência face à histórica PT.
No entanto uma das versões do anuncio de rádio há uma incoerência. Um suposto funcionário diz ao chefe que vai ficar mais tempo porque precisa de fazer telefonemas pessoais e o chefe não se importa por causa da nova tarifa plana. Acontece que tal como é dito no próprio anúncio a tarifa só se aplica "em horário laboral". Portanto não fazia sentido o funcionário ficar porque não ia utilizar a dita tarifa.

3.- Rock in Rio vs Super Bock
Na guerra das cervejas a publicidade é a maior arma e a Super Bock já nos vem habituando com anúncios temáticos estrategicamente colocados como são exemplo os Outdoor's "Gloriosa" e "Só eu sei porque fico em casa" junto aos estádios da capital e também o genial "24 de Julho" onde 24 imperiais fazem o número e que está/estava colocado no inicio da avenida com o mesmo nome.
Ora, esta marca não está nem nunca esteve associada ao Rock in Rio mas sim ao Super Bock Super Rock que coincidiu este ano um dia com o 1º. Ainda assim numa das suas tradicionais jogadas de mestre a Super Bock colocou um cartaz junto à 2ª circular onde se lê "Bock in Rio".

2 comentários:

Chef Alexandre disse...

É por estas e por outras razões que eu adoro o mundo da publicidade do ponto de vista do consumidor/espectador.
Há realmente jogadas de mestre, a Super Bock é perita, no verão passado andou por aí um "mupi" a dizer: "Lider de Viana a Sagres".

Anónimo disse...

I love your website. It has a lot of great pictures and is very informative.
»