09 junho 2006

Grande Noite, Grandes Concertos



Na quarta feira fui pela primeira vez a um festival de verão, dos genuínos portugueses e não dos "franchisados".Naquela noite esperavam-me 5 grandes concertos no palco principal. Destes só vi 4 (The Cult não é o meu estilo e toda a gente tem de se alimentar).

Cheguei já um pouco atrasado mas como o arranque do Super Rock também atrasou só perdi o inicio dos Editors. Ainda um pouco rookies entraram em grande. Quem já estava no recinto conhecia perfeitamente as canções (surpresa minha) e o concerto foi bastante bom.

De seguida entraram em palco os belgas dEUS. Assisti ao concerto quase sem os conhecer e ao inicio estranhei um pouco o som alternativo. Mas estes senhores são uns animais em palco e pouco a pouco a multidão foi entrando no ritmo. Deixei-me contagiar e dancei. Fiquei conquistado.

Depois fui jantar e dar uma volta pelo recinto.

Mais tarde os Keane entraram em palco a fazer as delicias dos apaixonados com as suas baladas que foram intercalando com os grandes exitos. Pelo que deu para perceber o novo album destes senhores não segue o caminho óbvio e muda um pouco o estilo. Ainda bem. É isso que faz uma boa banda.

A acabar a noite os incomparáveis Franz Ferdinand. A multidão esperava por eles e não ficou desiludida. O concerto foi provavelmente o melhor que já vi. Sem efeitos muito elaborados mas com garra. Sem medo de surpreender. Apesar da sensação de que nunca mais acabava (provocada pelas longas horas em pé e pela multidão que nos apertava) a sensação que me ficou foi: "era capaz de ver isto todos os dias". Só no encore foram 5 musicas e quase nada ficou por tocar. Gostava de o resumir numa palavra, daquelas que não deixam duvidas de que se gostou mesmo, mas não consigo uma só não chega.

Nova banda sonora do blog: Michael dos Franz Ferdinand. Não foi a apoteose da noite mas foi a que me surpreendeu por ter sido tocada.

Sem comentários: