26 agosto 2006

Televisión

Nestas férias recentes tive oportunidade de assistir a 3 canais e meio da televisão do país vizinho. Passo a explicar: no local onde estava só conseguia sintonizar TVE1, TVE2 e Cuatro. A Telecinco dependia dos dias e a Antena3 era uma mera miragem. Verifiquei que existem bastantes diferenças face aos "nossos":

- 1º: em Espanha todos os canais têm talkshows diários que se dedicam exclusivamente a comentar e noticiar o chamado "mundo cor-de-rosa" (e comparado com isto aquela tertúlia anormal do programa da Fátima Lopes é uma mera amostra).

- 2º: Os "Telejornais" do país vizinho são muito menos espectaculares: barras com os resumos das outras noticias ao fundo do ecrã não existem; letras garrafais e relógios por todo o lado também não; gráficos elaboradissimos e imagens ilustrativas muito menos.

- 3º: Quase todos os "Telejornais" têm dois apresentadores (um exclusivo para o desporto) e o Telediário da TVE1 tem mesmo um resumo no inicio que se assemelha à primeira página de um qualquer jornal da imprensa escrita. Bom para quem não tem uma hora disponível para olhar para o ecrã.

- 4º: A TVE2 passa um dos boletins meteorológicos mais completos que já vi. Com informação detalhada para todo o país que inclui: ondulação, vento, previsão atmosférica para os próximos 3 dias e ainda um resumo para as principais capitais mundiais. E não precisam de dividir o país aos bocados como cá...

- 5º: Todos os programas estrangeiros são dobrados.

- 6º: Ao contrário de Portugal, em que a política low-cost leva a termos horas intermináveis de telenovelas complementadas com uns talk-shows durante a manhã e a tarde, em Espanha há de tudo: Excepção feita às noticias a concorrência não é feita taco a taco. Há concursos aos montes, programas de entretenimento puro, séries (tanto nacionais como estrangeiras), filmes, desporto, reality-shows. E quando o canal A passa um determinado programa os outros não copiam todos a ideia.

- 7º: O canal Cuatro passa às 23h45 de terça-feira a versão norte americana de Queer as Folk. Poderão dizer: E então? A verdade é que não estou a ver nenhum canal privado português com coragem suficiente para o fazer. Lá já não há estes pudores e os anunciantes já perceberam as potencialidades do mercado.

1 comentário:

vero disse...

1º Portugal tem pouco mais de 10 milhões de habitantes. España tem 40 milhões e qualquer coisa.

2º Apenas há concessão para haver 2 canais privados.

3º São dois países vizinhos com as suas claras diferenças culturais.

(Concordo com alguns pontos também...)