04 dezembro 2006

Amadeo de Souza-Cardoso

Amadeo de Souza-Cardoso foi um dos mais importantes artistas portugueses da pintura moderna. No entanto caiu no esquecimento...

Pintou "apenas" durante cerca de uma década mas ainda assim deixou uma grande obra hoje dispersa um pouco por todo o mundo.

A Fundação Gulbenkian que apresenta algumas das suas obras no seu centro de arte moderna apresenta agora "Diálogos de Vanguarda" onde mostra uma parte importante da obra de Amadeo e também algumas obras de artistas que com ele conviveram ou que fizeram paralelamente percursos semelhantes.

A exposição é bastante completa e muito muito boa. Aconselho a visita guiada para que possam perceber melhor a obra de Amadeo que viveu pouco e apenas por isso não se tornou tão famoso como alguns dos seu contemporaneos.

E não pensem que lá porque ele viveu no inicio do século XX a sua obra está ultrapassada. Afinal ele era cubista, impressionista, fauvista e futurista e ao mesmo tempo não era nada disso porque era muito mais.
Saibam mais em www.gulbenkian.pt.

Já agora fica o desafio: qual é o objecto de uso doméstico dissimulado na tela "Entrada" que ilustra este post? Só não vale a pena tentarem se já souberem a resposta... Eu depois publico a solução.

Sem comentários: