Columbano
Este ano assinalam-se 150 anos desde que nasceu aquele que é considerado o primeiro pintor modernista português. Nascido numa familia de artistas Columbano tornou-se um mestre do retrato.
O Museu do Chiado, do qual chegou a ser director, dedica-lhe agora uma exposição que mostra os primeiros 27 anos da sua obra. A técnica de mestre de Columbano Bordalo Pinheiro é visivel em todos os quadros e desenhos expostos e a forma como estão organizados permite ver a evolução da sua obra... E lá estão alguns dos seus retratos mais famosos (Antero de Quental, Bulhão Pato, Concerto de Amadores...) uns pertencentes ao acervo do museu outros cedidos por particulares e por outras instituições. O recorde das vendas de quadros em leilão em Portugal pertence-lhe com uns "meros" 310 mil euros... Vendo a exposição percebe-se o porquê de um valor tão elevado embora o quadro que atingiu esse valor não esteja lá.
Para ver até 27 de Maio no Museu do Chiado - Museu Nacional de Arte Contemporânea
3 comentários:
grande dica...
Só é pena que a Organização não acompanhe a qualidade dos quadros do Pintor...
Os quadros são magníficos. A companhia era excelente. Só não gostei mesmo da desorganização do Museu... Ah, o café era bom, ainda que caro. E do empregado nem falo! LOL!
Enviar um comentário