29 setembro 2006

Uma Verdade Inconveniente

Embora já estivesse um pouco à espera do que ia ver, este filme conseguiu-me surpreender. Para quem acha que Uma Verdade Inconveniente é um manifesto politico esqueça. Não é nada disso embora acredite que conquista alguns votos para uma hipotética candidatura de Al Gore. Mas por agora esse é um cenário que não é relevante uma vez que ele está afastado da política activa.

Verdade Inconveniente é um alerta. Um documentário sobre alterações climáticas que é baseado na apresentação que Al Gore tem feito um pouco por todo o mundo nos últimos anos.

O que nos é mostrado são factos concretos As alterações climáticas já são visíveis:
- Os 10 anos mais quentes de sempre desde que existem registos foram nos últimos 14 anos.
- 2005 foi o ano mais quente de sempre. Nunca como nesse ano houve tantos Furacões e Tornados. Pela primeira vez houve um Furacão no atlântico sul.
- Pela primeira vez há registos de ursos polares mortos por afogamento por não encontrarem gelo.
- Os níveis de CO2 que estão documentados no gelo desde há 650 milhões de anos nunca foram tão altos. Os registos do pacífico mostram que sobem em flecha sendo que a subida é cada vez mais rápida.

E também há algumas previsões:
- Dentro de 10 anos deixará de haver neve no Kilimanjaro.
- Se metade do gelo que existe na Antártida e na Gronelândia derreter o nível médio do mar vai elevar-se 6 metros. Por exemplo: desaparecerão grande parte das cidades costeiras, os paraísos do Pacífico, todas as praias, todo o sul da Índia, o Bangladesh e a região de Xangai onde moram apenas 100 milhões de pessoas. E o gelo está a derreter a um ritmo cada vez maior.

Muitos outros factos são mostrados num documentário que não pretende ser alarmante mas sim alertar as consciências e mudar hábitos. E acima de tudo informar o público para que este influencie os políticos e faça com que tomem medidas. E é dado um bom exemplo: o fim dos gases que destruíam o ozono que foi decidido à escala global levou a que o buraco sobre a Antártida desaparecesse em poucos anos.

Se queremos que este belo planeta azul continue a ser a nossa casa então temos de cuidar dele. Senão a natureza vai vingar-se contra nós.

Um documentário que todos deveríamos ver e que todas as televisões deveriam mostrar. Afinal dar o primeiro passo para proteger o que é de todos é mais fácil do que se possa imaginar e todo o processo se resume a eficiência energética. Podem dar o vosso primeiro passo em http://www.climatecrisis.net/.

Sem comentários: