26 setembro 2006

World Trade Center vs United 93


Há algum tempo que tinha curiosidade em saber como seriam os primeiros filmes sobre o 11 de Setembro. E não podiam ser mais diferentes.

O primeiro a chegar às salas é um excelente filme. Quase documental "United 93" limita-se a acompanhar os acontecimentos quer a bordo do voo quer unidades de controlo de tráfego aéreo. O drama das personagens é genuino e acompanha-se o que vai acontecendo.

Já World Trade Center opta por uma linha diferente. Acompanha dois policias que acorrem no socorro às torres e acabam soterrados pelas mesmas. O início surge também como quase documental mas depois vai-se tornando mais sentimental à medida que acompanha os dramas das famílias.

Outra grande diferença é que em United 93 é visivel a incapacidade das autoridades para lidar com um ataque tão surpreendente. Já em WTC tenta-se mostrar o esforço heróico dos policias de Nova Iorque. Enquanto no 1º os herois acabam por ser os civis a bordo do avião no 2º são os policias e militares. Não tenho dúvidas de que todos foram heróis no meio da tragédia mas a verdade é que a tragédia foi de tal forma avassaladora que os heróis (vitimas) quase ficaram perdidos no meio de tudo.

Na minha opinião WTC perde face a United 93 por três motivos distintos. Pelo dramatismo da vida pessoal das personagens, pelo facto de ter actores célebres e ainda pelo patriotismo de propaganda da personagem do marine. Já United 93 sendo quase documental permite uma aproximação diferente a uma realidade recente. As conclusões e posições são tiradas por cada um e não impingidas pelos dramas das personagens.

Mas nada como ver ambos e tirar as próprias conclusões.

Sem comentários: